fbpx

O papel do sono na saúde metabólica

Dormir bem é a base para ter uma capacidade melhor na nossa vida. Ter um sono adequado nos dá energia, ajuda na recuperação muscular, melhora nosso humor, sistema imune e cerebral. E quando se trata de nossa saúde metabólica, assim como dieta e exercícios, o sono tem um efeito profundo.

Melhorar os aspectos da nossa dieta, diminuindo os níveis de glicose e insulina tem um efeito incrível para um envelhecimento saudável e prevenção de doenças crônicas. E qual a importância do sono?

Estudos mostram que mesmo uma perda moderada de sono pode prejudicar os níveis de glicose e reduzir a sensibilidade à insulina.
Existem muitos estudos que enfatizam a importância do sono para regular o nosso metabolismo e apoiar a saúde metabólica ideal.

Adultos saudáveis ​​foram expostos a uma perda de sono moderada e descobriu que 1-3 horas de perda de sono por 3 noites consecutivas levaram a um prejuízo na tolerância a carboidratos e redução da sensibilidade à insulina. Outro estudo descobriu que restringir o sono a quatro horas por noite por duas ou mais noites reduziu a depuração de glicose após um teste oral de tolerância à glicose em 40% em comparação com aqueles que tiveram uma boa noite de descanso. Em voluntários saudáveis, o efeito da perda de sono sobre os hormônios metabólicos favorece a intolerância a carboidratos e altos níveis de insulina, que podem aumentar o risco de diabetes.


Fonte: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/10543671/


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Programa Atletas LowCarb

Podcast #170

Siga-nos nas redes sociais. ;)

Youtube

192 10.0K 327.7K
Atletas LowCarb
É DE SE ORGULHAR (A mídia não vai mostrar)
506 views
88    0