fbpx

A Vitamina D

A vitamina D auxilia na absorção do cálcio, ajudando a formar e manter ossos fortes. Ela também modula as respostas imunes inatas e adaptativas. A deficiência de vitamina D está associada ao aumento da autoimunidade e também ao aumento da suscetibilidade à infecção.

Um efeito pouco relatado da deficiência de vitamina D: Promoção da obesidade por meio do hipotireoidismo.

Níveis significativamente baixos de vitamina D estão relacionados à presença de anticorpos antitireoidianos e distúrbios da função tireoidiana. Pessoas que sofrem de hipotireoidismo diagnosticam níveis baixos de vitamina D junto com ele na maioria dos casos. O papel da vitamina D na patogênese das doenças autoimunes e não autoimunes da tireoide é prevalente e oferece grande potencial de intervenção.

O hipotireoidismo está associado à diminuição da termogênese, diminuição da taxa metabólica, aumento do índice de massa corporal (IMC) e maior prevalência de obesidade. Estudos mostram que a deficiência de vitamina D induz a diminuição de FT3 e FT4.

A deficiência de vitamina D e a obesidade criam um círculo de auto-reforço porque a falta de vitamina D promove a obesidade por meio do hipotireoidismo, e a obesidade promove uma deficiência de vitamina D por inatividade e menos exposição ao sol.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Programa Atletas LowCarb

Podcast #148

Siga-nos nas redes sociais. ;)

Youtube

169 9.1K 280.6K
Atletas LowCarb
100 MILHAS SEM CARBOIDRATO ft. ALESSANDRO MEDEIROS
258 views
59    0