fbpx

Os potenciais benefícios do jejum

Você sabia que o jejum é uma das práticas de cura mais antigas conhecidas pelos humanos?

Tem uma história bastante longa e impressionante!

Na Grécia antiga, o jejum era usado para práticas espirituais. Textos religiosos antigos incluem histórias sobre os benefícios do jejum para a mente e o espírito, e muitas religiões ainda praticam o jejum hoje como parte da prática religiosa.

Não foi até o final do século 19 que os cientistas começaram a investigar o que acontece quando um humano para de comer. Existem relatos em 1800 de indivíduos que jejuaram por até 40 dias. No início dos anos 1900, os relatórios sobre os efeitos do jejum foram amplamente documentados pelos primeiros investigadores e, ao longo dos anos 1900, a pesquisa continuou a se expandir. Embora a influência do jejum no bem-estar psicológico tenha sido relatada desde a antiguidade, só agora estamos começando a compreender verdadeiramente os benefícios terapêuticos e de saúde do jejum.

As observações mais proeminentes sobre o jejum estimularam o desenvolvimento da dieta cetogênica em 1921, já que o jejum era conhecido por acalmar as crises epilépticas. Acreditava-se que os corpos cetônicos induzidos pela inanição eram responsáveis ​​pelo efeito anticonvulsivante do jejum. Agora sabemos que isso é apenas parte da história, pois uma infinidade de mecanismos parece estar em ação.

Hoje, o jejum está sendo investigado por seu potencial terapêutico na obesidade, diabetes tipo 2, tratamentos de câncer, síndrome do ovário policístico (SOP), doença de Alzheimer, entre outros distúrbios metabólicos.

A pesquisa está revelando novos aspectos do jejum que podem ter futuras aplicações terapêuticas e clínicas – muitas vezes que se sobrepõem ao potencial terapêutico das dietas cetogênicas! Mas lembre-se de que o jejum vem com seu próprio conjunto de advertências, e a supervisão adequada de um nutricionista ou médico é sempre importante – especialmente quando você tem um problema de saúde.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Programa Atletas LowCarb

Podcast #154

Siga-nos nas redes sociais. ;)

Youtube

174 9.4K 293.2K
Atletas LowCarb
MEDICINA DO ESTILO DE VIDA ft. GEANE BEATO
589 views
86    2