fbpx

Metabolismo dos corpos cetônicos durante a atividade física

Otimizar o treinamento e o desempenho por meio de estratégias de nutrição é fundamental para apoiar atletas, muitos dos quais se concentraram na manipulação da ingestão relativa de carboidratos e gorduras e suas contribuições como combustíveis para o fornecimento de energia.

Os corpos cetônicos, nomeadamente acetoacetato, acetona e β-hidroxibutirato (βHB), são produzidos no fígado durante condições de disponibilidade reduzida de carboidratos e servem como fonte alternativa de combustível para tecidos periféricos, incluindo cérebro, coração e músculo esquelético.

Os corpos cetônicos são oxidados como fonte de combustível durante o exercício, são marcadamente elevados durante o período de recuperação pós-exercício e a capacidade de utilizar corpos cetônicos é maior em músculos esqueléticos treinados.

As ações metabólicas dos corpos cetônicos podem alterar a seleção de combustível por meio da atenuação da utilização da glicose nos tecidos periféricos, efeitos anti-lipolíticos no tecido adiposo e atenuação da proteólise no músculo esquelético. Também podem atuar como metabólitos de sinalização, com o βHB atuando como um inibidor das histonas desacetilases, um importante regulador da resposta adaptativa ao exercício no músculo esquelético.

O desenvolvimento recente de ésteres cetônicos facilita a ingestão aguda de βHB que resulta em cetose nutricional sem a necessidade de práticas dietéticas restritivas.

Os relatórios iniciais sugerem que essa estratégia altera a resposta metabólica ao exercício e melhora o desempenho enquanto outras linhas de evidência sugerem papéis na recuperação do exercício. 

A suplementação de cetonas exógenas e os benefícios potenciais podem ser excelentes para o desempenho e recuperação em atletas.

Fonte: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27861911/


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Programa Atletas LowCarb

Podcast #148

Siga-nos nas redes sociais. ;)

Youtube

169 9.1K 280.6K
Atletas LowCarb
100 MILHAS SEM CARBOIDRATO ft. ALESSANDRO MEDEIROS
264 views
59    0