CUIDADO! Comer menos e se exercitar mais para emagrecer VAI TE FRUSTRAR!
Trasncrição:
00:00
Então, a partir do momento que os órgãos estimulam as pessoas a terem essa orientação, e é isso que elas vão encontrar na maior parte dos canais, isso aí de trabalho que a gente faz é uma gotinha do oceano, ela se apega aquilo e vai. Só que é uma estratégia que ela foi feita pra dar errado. Você controlar a saúde, o sobrepeso, somente olhando quantidade,
00:29
gastando mais, coma menos e se exercite mais, vai totalmente contra a realidade. Treinar mais numa vida cada vez mais corrida e estressante, as pessoas não têm tempo para nada, você perde para ela fazer caminhada três vezes na semana, ela não tem condições, e num mundo onde ela está sempre correndo, onde ela não tem tempo para preparar seu alimento, mas ela está cercada de alimento rápido.
00:53
cheios de açúcar, sódio e gordura, que a combinação desses três itens, ou pelo menos dois deles, é altamente viciante dopaminérgico, que vai levar a conversar a pessoa entre ciclos de consumo repetitivo, sem saciedade, e aí não tem motivação que segure isso, entendeu? Então é um ciclo onde ela tenta, por mais que ela tente fazer o que se manda, ela não dá. É mentalmente difícil demais de segurar, e mesmo que ela consiga,
01:23
o número de pessoas que conseguem manter esse resultado é muito baixo, o reganho é muito alto. E a gente pode ver, por exemplo, pela bariátrica. Tanto de pessoas que fazem bariátrica tem um reganho do peso porque voltam a se alimentar de acordo com essas orientações. Então eu acho que existe sim a parte comportamental, a parte de força e vontade das pessoas também, que hoje tudo é difícil, né? Você vai de uma pessoa acordar um pouco mais cedo, a pessoa fazer qualquer coisa e ela não consegue.
01:53
Mas enquanto essa base, essas orientações, essa parte educacional não mudar, fica complicado. E aí o país, a população vai cada vez mais engordar mesmo, porque de novo, é um sistema que foi feito para falhar, foi feito para dar errado. Uma pessoa que tentar fazer aquilo certinho, ela não vai conseguir. Ou uma cada dez vai conseguir.
02:19
Porque, afinal das contas, uma dieta focando em calorias, olha só, o Bernardo foi específico. É preciso entrar em déficit calórico para emagrecer, isso não se contesta. Mas o erro é focar em calorias, como se qualquer alimento, qualquer escolha alimentar, tivesse o mesmo impacto. E como o Bernardo falou no começo da live, a questão metabólica deve preceder a decisão, e aí o nutricionista vai enquadrar de acordo com os objetivos e a individualidade. Mas…
02:46
Esse conceito de dieta equilibrada da pirâmide alimentar que foi criada na década de 90 colocando carboidratos ali na base. Cara, de onde veio isso, Bernardo?
02:56
Eu vim lá na década de 70, se não me engano, né? Comitê americano colocou aí essas… empurrou a goela abaixo, essas diretrizes, através de um senador que, enfim, lobby, industrial, e tem todas as teorias das conspirações aí, mas foi uma pirâmide totalmente enviesada, sem basamento científico nenhum, criada, imposta, e a partir daí…
03:26
apenas se cumpriu. E quando a gente olha os gráficos de ganho de peso, de obesidade, de obesidade de diabetes, a partir do momento que criou-se essas diretrizes, esses gráficos são crescentes. É o que você falou, eu olhava antigamente fotos de praias de pessoas normais, você não via sobrepeso, você não via nada demais. E a partir dessas regras nutricionais…
03:55
as coisas começaram a desandar, porque é complicado, né cara? Eu sou da seguinte opinião, André, eu não sou a favor de terrorismo nutricional, eu acho que as pessoas… Cada um faz o… né? Tem pessoas que gostam de beber, tem pessoas que gostam de comer um doce, gostam de quebrar, eu não contesto isso, eu acho que dá pra ser saudável, dá pra ser tudo numa boa. É que eu acho que a diretriz, ela tem que ser muito firme, tá? Isso é assim… ó, o certo é assim, assim, assado.
04:26
Isso quer dizer que você não pode errar? Não, você pode errar, tá? Mas você sabendo o certo, você sabe o que você está errando. As pessoas que falam que estão errando, acham que estão fazendo certo. Então a partir do momento que você tem regras bem estabelecidas, isso pode… O açúcar não é saudável em nenhuma quantidade, você não precisa disso. Mesma coisa que álcool. O álcool não é saudável em nenhuma quantidade. Mas quer dizer que se você beber uma cerveja de uma semana, você vai ter uma cirrose hepática.
04:53
Então, você colocar as regras muito bem estabelecidas, explicadas, passar essa informação para as pessoas, olha, isso é certo, isso é errado, e dentro do errado você tem as suas escolhas, o seu equilíbrio, a sua atoderância, ok. O problema é você querer passar para as pessoas algo que não vem dando certo, isso está mais do que provado, há 50 anos, 60 anos que isso tudo foi inventado, já foi mais provado que não está dando certo.
05:21
Mas fica lá que aquilo tem que ser feito. E as pessoas vão atrás disso achando que está fazendo certo, estão errando. E aí quando ela vai para o final de semana dela, que ela realmente, agora vou dar uma relaxada, ela erra mais em quantidade. Eu falo para as pessoas, você comeu seu pãozinho integral com queijo frio, não muda nada da sua pizza do final de semana. A diferença é que você come quatro pedaços de pizza do final de semana e duas pedaços de fatias no seu café da manhã.
05:48
Se você somar todo seu café da manhã da semana, dá muito mais com a pizza que você come na semana. É a mesma coisa no sangue, é glicose, é gordura e tudo mais. E aí as pessoas meio que assustam assim, né? Que eu falo, ó, qual que é a característica principal do fast food? O fast food, a característica principal dele é a presença de carboidrato de alto índice glicêmico, ou seja, elevação glicêmica, com gordura em excesso, principalmente saturada. Se você pegar o recheio da pizza e colocar no ovo, não é o fast food demais.
06:18
E não é porque você está comendo um pão integral, um lanche natural, ou qualquer coisa que te venda como fit, light, ou qualquer termo saudável, ou detox. Que que está tudo bem? O seu sangue não sabe o que está entrando. Os seus hormônios não sabem. Vai ser bem glicose e assim por diante. Então, passar essa informação para as pessoas e falar assim, você pode errar. Mas é assim que funciona. Mas elas vão ter muito mais noção de como errar e minimizar o prejuízo.
06:47
E esse tipo de alimento, a substância alimentícia, a fast food acaba tendo um impacto hormonal também que vai estar associada a uma dependência, vai dar desejo, despertar desejos de pensamentos em comida não é à toa que é fácil perder o controle comendo no fast food. Demais!
O sucesso no emagrecimento está diretamente relacionado à adoção de hábitos saudáveis e equilibrados. Não se trata apenas de se exercitar mais ou comer menos, mas sim de cultivar um estilo de vida que promova o bem-estar físico e mental.
Dormir com qualidade e ter um bom controle dos níveis de estresse são elementos essenciais nessa jornada.
O descanso adequado permite a recuperação do corpo e favorece o metabolismo, enquanto a redução do estresse contribui para evitar o desequilíbrio hormonal e os comportamentos alimentares compulsivos.
Além disso, o exercício regular não apenas auxilia na queima de calorias, mas também fortalece o corpo, aumenta a disposição e promove a liberação de endorfinas, que são hormônios do prazer e do bem-estar.
No entanto, o principal pilar de uma alimentação saudável é a escolha de alimentos naturais e nutritivos, evitando-se os ultraprocessados e buscando uma dieta equilibrada com comida de verdade.
Essa abordagem holística é fundamental para conquistar resultados duradouros e alcançar uma vida mais saudável e feliz.