fbpx

Exercícios de alta intensidade produzem efeitos vasculares benéficos

Um estudo recente analisou os efeitos de exercícios de alta intensidade na função vascular após uma noite de privação de sono.

A perda de sono pode levar ao comprometimento da função vascular, mesmo após uma noite. Com o tempo, isso pode aumentar gravemente o risco de doenças cardiovasculares. O exercício, por outro lado, parece melhorar a função vascular. Este estudo foi desenhado para testar se o exercício ainda pode provocar melhorias na função vascular no contexto da privação de sono.

O estudo pegou um grupo de participantes e os fez realizar exercícios de alta intensidade após uma noite inteira de sono (8 horas) e descobriu que o exercício melhorou o marcador da função vascular medida (dilatação mediada pelo fluxo). Repetiram esse protocolo no dia seguinte, somente após uma noite de privação de sono (3,5 horas). Os resultados mostraram resultados semelhantes na função vascular se os participantes tiveram uma noite inteira de sono ou foram privados de sono, sugerindo que o exercício de alta intensidade reteve seus efeitos protetores sobre a vasculatura, independentemente da interrupção aguda do sono.

Dito isso, você não pode superar os efeitos da perda de sono ao longo do tempo. Dormir o suficiente é importante por muitos outros motivos! Mas o que este estudo mostra é que, mesmo que tenhamos uma noite ruim de sono, os exercícios de alta intensidade ainda podem provocar seus efeitos benéficos no coração.

Fonte:
https://link.springer.com/article/10.1007/s00421-020-04468-5


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Programa Atletas LowCarb

Podcast #148

Siga-nos nas redes sociais. ;)

Youtube

169 9.1K 280.6K
Atletas LowCarb
100 MILHAS SEM CARBOIDRATO ft. ALESSANDRO MEDEIROS
264 views
59    0