fbpx

Dieta Cetogênica e a Saúde do Atleta – Revisão Sistemática e Meta-análise

Foi realizado uma uma revisão sistemática e meta-análise para verificar a influências da dieta cetogênica na porcentagem de gordura corporal, taxa de câmbio respiratório e colesterol total em atletas.


O objetivo foi investigar quaisquer efeitos positivos ou negativos das dietas cetogênicas em atletas e fornecer uma avaliação do tamanho desses efeitos. Este é um estudo recente onde os dados foram coletados até janeiro de 2021. Os critérios de inclusão foram os seguintes: dados antes e após o uso de dieta cetogênica, sendo ensaios clínicos randomizados e apresentando dietas cetogênicas e avaliações do estado de cetonas. Os sujeitos do estudo deveriam ser atletas profissionais. Estudos de revisão, estudos piloto e estudos nos quais não atletas foram incluídos foram excluídos desta meta-análise.

Oito estudos foram selecionados para esta meta-análise. Os atletas que consumiram a dieta cetogênica reduziram os percentuais de gordura corporal, as taxas de câmbio respiratórias e melhoraram o perfil do colesterol em comparação com os atletas que não consumiram essa dieta. No entanto, índice de massa corporal, aptidão cardiorrespiratória, frequência cardíaca, colesterol HDL, nível de glicose e nível de insulina não foram afetados pela dieta.


As dietas cetogênicas tiveram um efeito benéfico ao diminuir o percentual de gordura corporal.

Fonte: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33809153/


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Programa Atletas LowCarb

Podcast #167

Siga-nos nas redes sociais. ;)

Youtube

188 9.9K 319.4K
Atletas LowCarb
LONGEVIDADE ft. Dr. Moacir Rosa
470 views
70    1